Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

maga rosa

Oficina de artes esotéricas e criativas.

maga rosa

Oficina de artes esotéricas e criativas.

14
Ago17

Tie-dye

por maga rosa

 

Tie-dye é nada mais, nada menos, que o tingimento de tecidos de forma artesanal, depois de amarrar parte deste com cordéis, ou algo semelhante, de forma a cobrir o que se quer manter na cor original. O resultado é um desenho irregular, mas de surpreendente beleza. Cada peça é única e um mistério, até se começar a desenrolar o tecido tingido. Foi uma técnica muito usada nos anos 60 pelo movimento hippie.
 
A primeira vez que fui à descoberta das mandalas resultantes do tingimento por cozedura, era adolescente, no virar da década de 70 para 80. Fiz uma bolsa para guardar guardanapos. Naquela época as meninas faziam enxoval, lá está! Era assim uma espécie de dote! Rsrsrsr
 
Mais tarde, já mãe, foi a vez da minha filha mais nova descobrir este método tão original e de se aventurar na transformação de um vestido. E de uma tarde (a duas), entre panelas, tecidos e tintas, saiu uma obra de arte. Há pois é! O tingimento em"tie dye" dá verdadeiras obras artísticas! Para nós foi mesmo uma grande surpresa, porque quando começámos a enrolar o tecido, a atar cordéis e de o pôr a cozer na panela com os corantes, um a um, não sabíamos o que iria sair dali.
 
Tornamos a repetir a experiência, mas desta vez com uma camisa branca e corante preto (que no final resultou em tons de cinza). As cores mais ou menos fortes conseguem-se usando mais ou menos corante. Seguimos as instruções que vêm no pacote do corante em pó. Na água da cozedura juntam-se umas colheres de sal e depois na água da lavagem, é o vinagre para fixar a cor.
 
 
 As fotos que se seguem, foram do processo de tingimento, mas esqueci-me de fotografar a parte em que se ata o tecido com os ditos cordéis. Usámos tiras de trapilho. 
 
 
 



 
Aproveitámos a mesma água para tingir também um pedaço de tecido, com o qual confeccionei uma almofada para o quarto dela.
 
 
 
 
E por último, o vestido primeiro, a obra resultante da iniciação da minha Helena no mundo dos tecidos tingidos em casa!
 
Feito com o 💜
                   

13 comentários

Comentar post

Quem é a maga rosa?

É uma alma antiga, bruxinha ou alquimista, que sabe que é o sonho que comanda a vida e que o essencial só é visível ao coração, pelo que coloca paixão em tudo o que faz, mesmo que aos olhos dos outros não passe de uma lunática. Quando desce à terra, deita cartas e lê nos astros, enquanto vai espalhando pinceladas de cor e boas energias!

Mais sobre mim

foto do autor

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

Em destaque no SAPO Blogs
pub