Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

maga rosa

Oficina de artes esotéricas e criativas.

maga rosa

Oficina de artes esotéricas e criativas.

03
Abr15

Sexta-feira Santa!

por maga rosa
A tradição já não é o que era! (istofaz-me lembrar um anuncio de tv… ) Em tempos, eram chamados de meios diassantos, a tarde de Quinta a partir do meio dia até Sexta à mesma hora e assimsendo o feriado não era um, mas sim duas metades de dia. Claro que isto nãodava jeito nenhum e alguém se lembrou de concentrar tudo num dia só, naSexta-feira e assim fica-se com um fim-de-semana prolongado. É que uma tarde detrabalho ali pelo meio não caía nada bem!

Nas aldeias, isto para os maisreligiosos, nesses meios-dias não se fazia nada. Não se mexia na terra, não secaiava (há umas décadas atrás nem todos tinham posses para comprar tinta e acal era a mais vulgar e divulgada forma de tornar as paredes bem alvas). NaQuinta de manhã as mulheres cortavam a erva para alimentar os animais, faziam acomida (sem carne) e de tarde limitavam-se a ficar sentadas para não mexeremuma palha e assim não ofenderem os costumes cristãos.

Diziam os mais velhos que um dia,pelos meios-dias santos, alguém ao caiar a parede da sua casa, esta começou aescorrer sangue…o sangue de Jesus! E todos os crentes e tementes que seprezassem, respeitavam isto e outros costumes. Religião ou crendices?!


(Memórias aqui da maga quando aindagaiata e já muito curiosa pelos hábitos e costumes.)



Imagem daqui e daqui

1 comentário

Comentar post

Quem é a maga rosa?

É uma alma antiga, bruxinha ou alquimista, que sabe que é o sonho que comanda a vida e que o essencial só é visível ao coração, pelo que coloca paixão em tudo o que faz, mesmo que aos olhos dos outros não passe de uma lunática. Quando desce à terra, deita cartas e lê nos astros, enquanto vai espalhando pinceladas de cor e boas energias!

Mais sobre mim

foto do autor

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • maga rosa

    É uma Rainha de metro e meio de altura (mais coisa...

  • Isa Nascimento

    Maga, adorei a tua Rainha de Copas em tamanho (qua...

  • maga rosa

    Trata-se de um pequeno recanto na encosta de Santa...

  • maga rosa

    Sara,fico muito feliz por teres vindo até aqui ao ...

  • ♥ Sara

    Eu sou incrivelmente apaixonada por lugares assim,...