07
Mai17
Os poderes da Arruda...
por maga rosa
Hoje foi dia de ir à feira comprar mais umas plantas aromáticas para a hortinha. De caminho comprei uns pés de alface, que já têm o seu lugar cativo junto às couves e às abóboras. Aos poucos a horta compõe-se. Já o cantinho das aromáticas, a banheira antiga que podem ver aqui, está a ficar a abarrotar à medida que as mais antigas crescem e se esticam para todos os lados. Os dois pés de manjericão-limão e o pequeno poejo, também já lá estão e agora, encolhidos entre as restantes plantas aspiram pelo seu lugar ao sol.
Isto tudo para falar sobre a arruda, aquela plantinha mini que se vê ali sozinha na foto. Faz imenso tempo que queria ter um vaso com arruda e hoje, por sorte, encontrei esta pequenina à venda. Agora é esperar que pegue e se desenvolva.
Propriedades medicinais à parte, que lá as deve ter, queria-a pelo seu simbolismo esotérico. É conhecida por espantar as más energias e atrair a boa sorte. Pode usar-se no banho juntamente com uma mão cheia de sal, como descarrego, ou então tê-la simplesmente em vaso para proteger a casa e quem nela mora. Além disso, é um insecticida natural. Dizem que afasta os afídios (pulgões ou piolho) das outras plantas. É o chamado 2 em 1.