29
Mar17
Móvel com stencil - criação minha
por maga rosa
Esta é uma daquelas peças criadacom muito amor, muita dedicação e o resultado final não podia ser melhor. Oupodia, mas nenhum filho é perfeito e não é por isso que uma mãe (ou pai) temmenos orgulho nele. Cada obra que sai da oficina da maga é como um filho e esteestá agora pronto para ser apresentado ao mundo, mesmo ficando um pormenorainda em stand-by, ou antes, em estudo.
No antes e depois, dá paraver como o móvel era antes do restauro. Não gosto muito de mobiliário em que são feitasmilhentas peças iguais, por isso a minha casa é decorada sobretudo com peçasúnicas, personalizadas e muitas vezes recorrendo aos usados. Depois de algumapesquisa no olx à procura da mesa ideal para tv, acabamos por desistir porquenada era a tal, ou então tínhamos que nos deslocar longe para ir buscar. Por sorte,encontramos esta parte de baixo de um armário antigo, numa associação, a Remar.Ficou-nos bem mais barato, mesmo considerando as tintas empregues e bem mais bonita e ainda ajudamos quem precisa, sem aumentar a pegada ecológica (ou pelo menos ao mínimo). É aminha cara.
Vinha com um autocolante notampo, mas conseguimos arrancá-lo relativamente bem. Sim, plural, porque nistoe a lixar o móvel para retirar as camadas de verniz, tive a ajuda do meu braçodireito, o meu mais-que-tudo, aquele que embarca nestas aventuras comigo, omarido.
Esta lixadeira revelou-se umaóptima compra.
A seguir dei-lhe uma demãode primário e só depois a tinta final na cor branca, à base de água e monocapa. Isolei comfita de pintor à volta das zonas a pintar de azul/cinza. Por sorte encontreiuma tonalidade que adorei, numa tinta muito boa também à base de água e própriapara efeitos decorativos.
Finalmente veio a partemais interessante, nova para mim e nem sempre com o resultado esperado. Osstencils (será tema de uma próxima publicação). Tive de fazer umas alteraçõesao plano inicial e mudar os motivos. De um ramo de flores, com demasiadospormenores e difícil de concretizar para mim, iniciante nesta técnica, partipara algo mais simples, números. Mas, não podia faltar uma rosa! Motivo que apliqueiem azul nas laterais da gaveta. A única gaveta que deixamos ficar, anulando asoutras duas e ganhando assim espaço para as boxes e modens. Esse espaço domóvel está apenas ocupado e decorado provisoriamente. A frente em azul da gaveta, é o pormenor queestá em stand-by. Inicialmente tentei escrever nesse espaço umas palavras mascomo não correu suficientemente bem, anulei. Para finalizar a parte da pintura, lixei toda a superfície com uma lixa para madeira de grão 240, desgastando nos cantos e relevos, para dar um aspecto envelhecido.
Por último, lixei e limpeios puxadores e fechaduras dando-lhe um ar mais clean. Estavam amarelados e com muito verniz e assim ficaram bemmais bonitos e não foi necessário pintá-los ou trocá-los.
Da sala da maga,
Um xi-♥ para vocês!