Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

maga rosa

Oficina de artes esotéricas e criativas.

maga rosa

Oficina de artes esotéricas e criativas.

30
Out16

Halloween

por maga rosa
















O Halloween tem como origemSamhain, que era a celebração celta da última colheita do ano, do fim do Verãoe início do Inverno, que para eles era quando começava o Ano Novo.

Juntavam-se na noite de 31de Outubro para um alegre banquete, iluminado por uma grande fogueira. Faziamoferendas aos Deuses e aos seus ancestrais, que nessa noite tinham maisfacilidade em atravessar para o mundo dos vivos.

Faziam-se adivinhações eprevisões sobre o ano que aí vinha.

Em algumas tradições celtasos jovens corriam com tochas pelo limite das suas fazendas, como símbolo deprotecção.

Os celtas não temiam a morte eaceitavam-na como algo necessário na vida.

Com a invasão dos Romanos ecom as migrações ocorridas ao longo dos séculos, o povo Celta e os seusdescendentes acabaram por adquirir outros hábitos, o que deixou a sua culturacamuflada em comemorações Católicas, como por exemplo o Samhain que coincidecom o Dia de Todos os Santos.

É possível que a IgrejaCatólica tenha tentado eliminar a festa pagã e revelar um lado negativo, derelação com o Diabo e energias negativas nessa celebração.

Um dos símbolos doHalloween é a abóbora iluminada, que tem como nome Jack o' lantern.

Um mito irlandês fala de umhomem chamado Jack a quem apelidavam de avarento. Supostamente ele teria feitoum pacto com o Diabo, segundo o qual não poderia ser recebido no Inferno quandomorresse. Uma vez que também não foi permitida a sua passagem para o Céu, oDiabo mandou-o para a noite escura com carvão que ele acendeu dentro de um naboesculpido, para lhe iluminar o caminho.

Esta história, porém, temcomo base o costume dos celtas levarem para casa, já no final do banquete, umabrasa da fogueira dentro de um nabo oco, servindo de lanterna.

Na Irlanda e na Escócia aspessoas começaram as fazer as suas próprias versões de Jack o' lantern paraafugentar os espíritos.

Crenças à parte, acho que ébom aproveitarmos todas as oportunidades para reunir amigos e familiares,partilhar momentos de felicidade e diversão e manter viva a nossa criançainterior.”

Obrigada Diana pelo teutexto. J

Cá por casa vive-se o espíritode Halloween, ou dia das bruxas se preferirem. ;) 





Tadinha da Milka, apanhouum susto quando saiu para o quintal e viu aquela cara feia cabeluda a olhar paraela. Logo se recompôs e respondeu-lhe à altura com o ladrar de quem é capaz deenfrentar este mundo e o outro… 

Da maga para vocês,
com muitos sustos!...
...muitos doces, queria antes dizer! ;)



Quem é a maga rosa?

É uma alma antiga, bruxinha ou alquimista, que sabe que é o sonho que comanda a vida e que o essencial só é visível ao coração, pelo que coloca paixão em tudo o que faz, mesmo que aos olhos dos outros não passe de uma lunática. Quando desce à terra, deita cartas e lê nos astros, enquanto vai espalhando pinceladas de cor e boas energias!

Mais sobre mim

foto do autor

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • maga rosa

    É isso mesmo, é tudo uma questão de opções... Se p...

  • Bruxa Mimi

    Foi a vossa opção e deixou-vos felizes... Então qu...

  • maga rosa

    Sim, pode! Mas não seria a mesma coisa ter que lim...

  • Bruxa Mimi

    Casar em tempo de pandemia também pode ser na Igre...

  • maga rosa

    Força!Se precisares de alguma dica, cá estou para ...

Em destaque no SAPO Blogs
pub