01
Mai17
Castelo de Almourol e as águas do Tejo...
por maga rosa
Ontem fez-sea festa a meio do rio Tejo, com direito a bolo de aniversário e visita aocastelo de Almourol. Éramos doze no barco, incluindo o barqueiro. No momento decantar os parabéns, tínhamos água a toda a volta e a ilha com o castelo lá aofundo. Cenário magnífico. Sensação indescritível. O dia amanheceu sombrio echuvoso, mas S. Pedro presenteou-nos com um bonito final de tarde de sol, mesmoa tempo de fazermos o nosso passeio. A aniversariante foi apanhada de surpresa,não sabia ao que ia, onde ia e quem a esperava no ponto de chegada. Valeu apena todos os telefonemas que fui fazendo ao longo da semana e as pesquisas nanet sobre o local e formas de o visitar. Estivemos todos unidos com uma intençãoúnica. Proporcionar um aniversário inesquecível. Foi conseguido!
Àsvezes não é preciso muito para fazermos a felicidade de alguém e para sermosfelizes, por extensão.
O Castelode Almourol está situado numa pequena ilha a meio do Rio Tejo, no concelho deVila Nova da Barquinha e distrito de Santarém. Dá para chegar ao castelo embarcos que se encontram perto deste (a distância à margem não é muita), ouentão aproveitando para fazer um passeio um pouco mais longo, indo do cais doArrepiado (foi o nosso caso), ou então do outro lado do rio, no cais de Tancos.
Conta a tradiçãopopular que no castelo viveu uma princesa que se apaixonou por um prisioneiromouro, isto no tempo dos combates entre cristãos e muçulmanos e a reconquistado território português. Tendo a princesa conhecimento que o pai a queria casarcom um cavaleiro contra a sua vontade, fugiu com o seu amado e desaparecerampara sempre. Conta a lenda, que nas noites de S. João há quem já tenha visto ocasal abraçado, no alto da torre mais alta.
O bolo com creme de queijoe muito saboroso, foi feito pela minha filha mais velha e cortado durante aviagem de volta.
Fiquei com vontade derepetir este passeio, mas com mais tempo para explorar melhor a ilha e absorveras energias do local.